Hitch - Conselheiro Amoroso


                                                       
Autores: Ítalo Sobrinho e Carlos Eduardo P Jr

Alex Hitchens é um americano que trabalha como “conselheiro amoroso”, ou seja, vende conselhos e com isso, ajuda seus clientes a encontrarem a mulher de seus sonhos. Através de seu ofício, subentende-se que Hitch tenha altas habilidades sociais em conquistar mulheres, mas nem sempre foi assim. Hitch foi um adolescente desengonçado, magrelo, vestia-se mal além de ter problema de visão, o que o levava a usar óculos de grau. Mesmo com todos esses caracteres desfavoráveis culturalmente para a conquista amorosa, apaixonou-se por uma colega de faculdade, a qual teve a primeira desilusão. A partir dai, Hitch decide desenvolver habilidades necessárias para conquistar mulheres, como um bom nerd, fica tão bom que resolve vender seus conselhos.

Hitch trabalha com algum tipo de estatística, ou talvez seja auto-regras que ele tenha criado baseado em suas experiências e observações, criando assim um roteiro para conquistar mulheres. A ideia funciona tão bem que ele começa a trabalhar dando conselhos para homens que tem dificuldades em relacionamentos, sendo conhecido então como “conselheiro amoroso”.

Acontece que as técnicas de Hitch tinham algumas falhas. O conselheiro desenvolveu suas estratégias através de suas próprias experiências (ontogenia) e por observações de um padrão cultural, esquecendo-se de considerar a historia de vida de cada mulher. Apesar de culturalmente as mulheres partilharem de certos reforçadores emitidos por homens, cada uma tem sua história de vida, que as tornam singulares, fazendo com que diferentes mulheres sejam atraídas por diferentes comportamentos emitidos pelos homens.
Albert é o mais novo cliente de Hitch, trabalha na empresa da socialite Allegra Cole, por quem se apaixona, mas sabe que a moça é praticamente inatingível. Albert lembra muito Alex quando era mais novo, completamente desengonçado, sem o menor jeito com as mulheres. Inicialmente, Hitch instrui Albert a lidar com Allegra proporcionando contingências para facilitar a aproximação do casal.           
            
Percebendo que as habilidades de Albert em lidar com mulheres eram abaixo do normal, Hitch passa a emitir regras sobre como Albert deve se comportar na presença de Allegra, mas parece que Albert não tinha um costume de seguir regras, ou talvez as regras emitidas por Hitch eram muito aquém do repertorio de Albert. Ao relatar sobre sua experiência com Allegra, Albert emitia tatos distorcidos para Hitch com a função de obter reforçadores ou esquivar de uma punição (aprovação pelas coisas que ele diz ter feito, porém não fez).
Embora Hitch tenha ajudado muitos casais a se encontrarem, ele próprio nunca conseguiu manter um relacionamento duradouro e sério. Na mesma situação está Sara Melas, uma repórter que escreve para uma coluna de fofocas e anda no encalço de Allegra, seguindo cada um de seus passos. Sara sempre serviu de apoio para que sua melhor amiga conquistasse os melhores namorados, mas foge de compromissos e mesmo de quaisquer tipos de namoros rápidos.

Em um bar da cidade, Alex acaba conhecendo Sara e com toda sua habilidade, a conquista em 3 encontros, fazendo jus à suas estatísticas, regras. Para a infelicidade de Alex, Sara é encarregada no serviço de investigar sobre o suposto conselheiro amoroso, e se surpreende ao descobrir que o tal era o seu namorado, Alex.
Podemos dizer que socialmente é aversivo para as mulheres serem manipuladas pelos homens, e foi assim que Sara se sentiu ao descobrir a forma como seu relacionamento surgiu. Sara decide divulgar a identidade real do conselheiro amoroso, como forma de vingar por ter sido enganada, e acaba com a carreira de Alex.
Oscilando entre as regras emitidas por Hitch e sua espontaneidade, Albert conquista Allegra até o momento que a identidade secreta de Alex é exposta a publico.
                                       
Ao descobrir que Albert contratou o serviço de um profissional para que conseguisse conquista-la, Allegra exige o término do relacionamento. Hitch então sente-se na obrigação de ajudar Albert e procura Allegra para se explicar. A surpresa foi tamanha ao descobrem que Albert não seguiu tanto as regras apresentadas do Hitch e que conquistou Allegra com sua espontaneidade e extroversão.
Mesmo que a Sara tenha sentido enganada, Hitch apresenta ética em sua profissão, uma vez que ele não aceita clientes que queiram se aproveitar de mulheres, quando destaca que seus clientes querem um relacionamento serio.
Hitch passou muito tempo sob controle de suas regras e com isso acabou ficando insensível às contingências. Na verdade, ele tinha esse repertorio de autenticidade em relações amorosas, podemos dizer que só estava suprimido devido à punição que sofreu em seu primeiro relacionamento na faculdade. Sara ao suspender o reforço positivo (namoro), faz com que Hitch emitisse respostas emocionais e variabilidade da topografia, até que ele volta a emitir autenticidade e se declara à Sara, transgredindo suas regras.
Podemos aprender com este filme, que não existe uma fórmula mágica para conquistar mulheres. Claro que podemos observar alguns padrões culturais, mas devemos saber cada mulher tem sua historia individual, e com isso diferentes valores. O mais importante é estar sensível às contingências, porque estas sim dirão quais os comportamentos devem ou não ser emitidos. Antes de tudo deve-se refletir o que você tem a contribuir, afinal de contas, estamos falando de um relacionamento, onde ambas as partes precisam apresentar benefícios na relação.
Caso você leitor tenha dificuldade em relacionar-se, seja na conquista ou até mesmo na manutenção do relacionamento e esteja angustiado com isso, procure um especialista, no caso, um psicologo, ele poderá desenvolver um trabalho sigiloso e ético e com isso ajuda-lo a superar suas dificuldades de forma saudável.

2 comentários:

  1. Tão bom q consegui montar meu trabalho da faculdade em Consultoria. E é uma história de bom entendimento para diagnosticar as relações de uma Consultoria

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse filme, recentemente vi Beleza Oculta, é perfeito filme. É um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Beleza Oculta é um dos seus filmes mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Beleza Oculta filme é uma escolha perfeita para assistir para uma tarde de lazer é uma boa opção.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!