As Multas realmente funcionam?



O trânsito é algo que tem crescido de uma forma absurda e é cada vez mais comum a gente se deparar com acidentes na pista. Muitos ao olharem o acidente, distraídos, acabam causando outros acidentes, outras pessoas passam e já nem se surpreendem mais ao ver um corpo na pista. Para haver um controle do fluxo de carros existem as regras de trânsito, que foram feitas para organizar os automóveis e minimizar o número de acidentes.
Sempre que infringimos alguma dessas regras, recebemos uma punição, chamada de multa (entre outras...). Você provavelmente já levou uma ou conhece alguém que tenha levado, mas não temos uma melhoria no trânsito, só a arrecadação de dinheiro por parte dos nossos governantes sempre que infringimos as leis de trânsito.
Existem vários pontos a serem analisados e melhorados no nosso trânsito para haver uma melhora desse fluxo, mas um deles que podemos analisar é que só a multa não é suficiente para parar o motorista infrator, provavelmente ele voltará a cometer o mesmo erro.
Nossos comportamentos quando punidos tendem a diminuir de frequência, mas quando não temos a pessoa que pune por perto é comprovado que o comportamento tende a voltar a acontecer. É comprovado também que quando temos um reforço à frequência do comportamento tende a aumentar, e sempre que o reforço é a curto prazo, ou seja, quando somos “recompensados” por algo na hora que fazemos o comportamento, ele aumenta ainda mais. Então vamos analisar um caso do nosso trânsito.
Quando estamos em um engarrafamento, é muito mais agradável fugir pelo acostamento para evitarmos o trânsito carregado, mesmo sabendo que podemos levar uma multa e causar um acidente, porque o reforço de sair desse trânsito acontece na hora, enquanto a pessoa que pune (o policial) pode não estar presente no local. E mesmo se o policial estiver e levarmos uma multa, essa multa demora muito pra chegar, talvez por isso ela não tenha tanto efeito.
Uma das mudanças que poderiam ser feitas para melhorar o trânsito seria colocar um reforço para os motoristas que respeitassem a lei, assim como existe uma punição para os que a infringem. Atualmente a gente só tem a punição, que é a multa, mas poderíamos, sempre que não causássemos alguma infração, ser reforçados com descontos nos nossos IPVAs. Para haver uma maior eficiência, esse reforço deveria ser dado a curto prazo e já que o pagamento do IPVA é anual, quando passássemos um mês sem infração ganharíamos uma porcentagem de desconto nesse IPVA, que seriam somados e ao final de um ano, com o acúmulo de descontos, o motorista teria uma taxa bem menor a pagar. Sempre que infringirmos a lei esse desconto seria zerado e começava de novo, além de levarmos a famosa multa.
Muitos vão dizer que isso não funcionaria com pessoas da alta classe, mas o efeito pode funcionar, pois o IPVA é proporcional ao valor do carro, então alguém que tem poder aquisitivo para ter um carro num valor alto, também paga um IPVA mais caro.
A ideia não é solução para os problemas, pois não existe só esse ponto a ser analisado, sem contar que temos que testar a idéia para ver o funcionamento dela, mas deixar o trânsito como está, isso é que não é possível.




Postado por Ítalo Sobrinho
Escrito por Ítalo Sobrinho

Um comentário:

  1. ótimo blog !
    É sempre bom ver um site de qualidade sobre um assunto para a formação tanto de psicólogos quanto de qualquer um que necessite estudar o ser humano!

    Está de parabens!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!