A Terapia Comportamental pode ser uma aliada da Dermatologia?


Todos sabem que a vida moderna pode produzir estresse e estados de ansiedade - apenas para citar alguns dos inúmeros problemas emocionais que podemos desenvolver em função das contingências do dia-a-dia. Sabe-se, também, que alterações emocionais desequilibram o organismo, favorecendo alterações hormonais e imunológicas propícias para o surgimento e desenvolvimento das mais diversas doenças.

Pesquisas científicas e observação clínica têm demonstrado que, além de fatores biológicos, muitos desses problemas emocionais contribuem para a ocorrência de dermatoses - como o vilitilo e a psoríase -, bem como de outras doenças da pele. Além disso, há casos de lesões de pele que se iniciam ou progridem devido a comportamentos inadequados de automanipulação (por exemplo, coçar-se ou espremer espinhas), muitas vezes expressões de problemas emocionais mais globais.

Portanto, além do tratamento dermatológico apropriado, o processo psicoterapêutico pode contribuir para a manutenção ou o restabelecimento tanto do bem-estar psicológico como da saúde física, em especial a saúde da pele.

Retirado do Site Terapia Comportamental
Postado por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!