Curso Introdutório de Fundamentos da Terapia Comportamental

AUTORES:

Esequias C. A. Neto – Psicólogo CRP 04/34023.

Mini-Currículo: Psicólogo Clínico e Empresarial, especializando em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento de Campinas – SP. Atende nas modalidades Adulto, Infantil/ Orientação de Pais, Família, Casal e Grupo. É Consultor em Desenvolvimento Humano e Empresarial pela Êzito Inteligência Organizacional e Clínica de Psicologia, em Patos de Minas – MG. Possui experiência na condução de Cursos, Palestras, Workshops e grupos de estudo para profissionais da saúde, administração e outras áreas sobre assuntos ligados à Psicologia Clínica e Comportamento Organizacional. É membro instalador da Liga Patense de Neurociências e Membro Colaborador da Liga Uberlandense de Análise do Comportamento. Foi monitor da disciplina Análise Experimental do Comportamento durante 4 anos e possui experiência na condução de Grupos de Estudo de Análise Aplicada do Comportamento. É diretor geral do blog Comporte-se, principal blog de Análise do Comportamento do país. É editor do blog Comportamento e Saúde no Jornal Patos Hoje, no qual publica textos direcionados à comunidade falando sobre diversos aspectos do comportamento humano sob uma perspectiva Comportamental.


Felipe Rosa Epaminondas

Mini-Currículo: Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com Especialização em Psicopatologia Clínica pela PUC-GO e Mestrado em processos clínicos na PUC-GO. Atualmente é professor em um curso de especialização em psicopatologia na PUC-GO, professor do curso de graduação em psicologia na Universidade Luterana do Brasil de Itumbiara (ILES/ULBRA de Itumbiara) e escreve no blog "Psicológico".



Marcelo C. Souza – Psicólogo CRP 06/76621

Mini-Currículo: Psicólogo clinico e hospitalar, especializando em Análise do Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP. Cursou diversas extensões em Análise do Comportamento pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento – SP e pelo Núcleo de Desenvolvimento da Aprendizagem de SP. Atende em consultório particular a adolescentes, adultos, casais e crianças diagnosticadas com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Espectro Autista). É colaborador e pesquisador do CAIS-USP / Centro para o Autismo e Inclusão Social da Universidade de São Paulo - USP. Atua como psicólogo clinico do Programa de Orientação ao Aluno – P.O.A da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. É docente do curso de Introdução ao Estudo do Comportamento Humano do Grupo Ethos Ki – Psicologia e Acupuntura onde ministra a disciplina “Conceitos Básicos da Analise do Comportamento”. É diretor de Pesquisa e Extensão do blog Comporte-se, principal blog de Análise do Comportamento no Brasil. Possui experiência em ministrar palestras e workshops para profissionais da área da saúde. Coordena de grupos de supervisão para terapeutas comportamentais nas modalidades de grupo e individual.

Conhecimentos adquiridos ao final do curso:

- Situar epistemologicamente a prática do Terapeuta Comportamental;
- Coletar dados e realizar Diagnóstico Comportamental;
- Realizar Análise Funcional do Comportamento;
- Interpretar casos clínicos através da Análise Funcional
- Elaborar intervenção fundamentada nos princípios da Análise do Comportamento à partir do Diagnóstico Comportamental e da Análise Funcional
- Reconhecer aspectos importantes da relação terapêutica na Clínica Comportamental

Público:

- Estudantes e Profissionais de Psicologia interessados em Análise do Comportamento aplicada à Clínica.

Data, horário e duração do curso:

- O curso terá início no dia 15 de outrubro (sábado).
- Horário: 18h às 20h
- O curso se desenvolverá ao longo de 12 horas/ aula somadas a 6 horas de leitura, totalizando 18 horas.

Recursos didáticos:

- Curso online (vídeo-aula) com leitura de textos base para a aula. Eventualmente serão utilizados vídeos ilustrativos.

Tópicos abordados:

- MÓDULO 1: Princípios Fundamentais da Análise Comportamental Clínica;
- MÓDULO 2: Avaliação e Diagnóstico Comportamental;
- MÓDULO 3: Análise Funcional do Comportamento;
- MÓDULO 4: Psicopatologia para a Análise do Comportamento;
- MÓDULO 5: Estratégias de Intervenção em Terapia Comportamental;
- MÓDULO 6: O lugar da Relação Terapêutica na Clínica Comportamental.

Certificação:

- O participante que cumprir com todas as atividades propostas receberá certificado de 18 horas de extensão.

Investimento:
...
- Alunos matriculados até dia 5 de outubro farão a inscrição por R$ 80,00, podendo difvidir esse valor em DUAS VEZES no cartão de crédito de acordo com as condições do PagSeguro. Após esta data, o valor da inscrição será de R$100,00, podendo dividir em duas vezes por meio do PagSeguro.

OBS: SE ALGUÉM TIVER INTERESSE NO CURSO POR FAVOR ME MANDEM UM E-MAIL - italosobrinho@gmail.com.

Retirado do site INPA
Postado por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!