Ser vigiado por 24 hs





Você já parou pra pensar da onde veio essa ideia de colocar varias pessoas num local, vigiadas 24 horas por dia?

Isso partiu de um jornalista chamado Eric Arthur Blair conhecido pelo pseudônimo George Orwell, e que escreveu um livro chamado 1984 que conta a historia de uma sociedade que vive num regime totalitário, e todas as pessoas são vigiadas 24 horas por dia, onde esse governo foi associado à frase: Big Brother is Watching You ("O Grande Irmão está te observando") onde existe uma vigilância frequente do governo, as pessoas que forem contra o governo são automaticamente punidas, onde os cidadãos vivem com medo de manifestar determinados pensamentos e emoções. Podemos dizer que o regime militar no Brasil de 1964 é algo parecido.

Mas o Big Brother é algo completamente diferente, não existe uma repreensão das pessoas que vigiam, e os participantes estão lá por livre e espontânea vontade, e ate com muita vontade mesmo de estar lá, pois quem sobreviver até o final, ganha um premio no valor de um milhão e meio de reais, a única semelhança com o livro 1984 é a constante vigilância.

Apesar de existir diversos realities shows, como explicar tanto sucesso do Big Brother Brasil para seus concorrentes, um comediante pode começar a nos explicar o porquê disso.

É navegantes da nave mãe, heróis do meu Brasil, as atitudes comportamentais que nos levam e nos transporta para outro mundo, um mundo de celebridades, de luz, de paz e de amor. E como diria Monteiro Lobato: Batatinha quando nasce espalha ramas pelo chão. E quem sai da casa é você André.
Isso é um trecho do stand up do comediante Marcos Veras, mostrado no Altas Horas e no Programa do Jô falando sobre o Pedro Bial e o BBB. Percebe-se que o Big Brother Brasil é sucesso até hoje, mesmo depois de 10 edições, e já tem sua identidade, associação rápida com a piada e o BBB, e talvez isso seja o ponto chave para o sucesso, ingredientes que dão certo e são permanecidos e outros que são acrescentados como teste para se ver se adapta, caso não é descartado.

Pessoas bonitas, sem papas nas línguas e chamativas por algum motivo talvez seja influenciador para você ser escolhido para o BBB. Escolher diferentes tipos de pessoas com essa característica talvez tenha sido a ideia dessa ultima edição, pois existem até grupos de pessoas, por suas características, como por exemplo, o grupo dos Coloridos, dos Belos, Cabeças...
Existem situações em que temos que ter um jogo de cintura para nos darmos bem vou fazer uma lista tirada do livro “Manual de Técnicas de Terapia e Modificações do Comportamento” de algumas situações:

Iniciar e manter conversações
Falar em público
Expressões de amor, agrado e afeto
Defesa dos próprios direitos
Pedir favores
Recusar pedidos
Fazer obrigações
Aceitar Elogios
Expressões de opiniões pessoais, inclusive discordantes
Expressões justificada de incômodo, desagrado ou enfado
Desculpar-se ou admitir ignorância
Pedido de mudanças de comportamento do outro
Enfrentar críticas.

Com pessoas com visões diferentes, tribos diferentes, socialmente diferentes, isso se complica cada vez mais, e por isso talvez que esses grupos foram feitos, para saber quem são os mais assertivos, mas o que quer dizer assertividade, e as pessoas que não são assertivas são o que?


Passiva:
A pessoa passiva mostra escassa ambição, poucos desejos e opiniões, podem evitar totalmente à situação. São aquelas pessoas mais apagas do BBB, vão longe por não fazerem tanta diferença e as pessoas acabam nem lembrando muito delas, mas no final acabam saindo por não fazerem a diferença;

Agressiva:
A pessoa agressiva sacode a cabeça e comunica a mensagem “A minha maneira ou nada”. No BBB são os considerados “estouradinhos”, são os mais barraqueiros e quem caça confusão, esse geralmente vai embora rápido;

Assertiva:
A pessoa assertiva coopera com os demais para alcançar objetivos pessoais. Ser assertivo compreende uma mensagem: “Estou contigo!”. São geralmente os vencedores, tem seus desejos realizados sem ser passivo nem agressivo com o próximo.

O que ocorre para que essas situações apareçam mais forte, são as provas que são impostas aos participantes, onde por exemplo você tem que eliminar uma pessoa de alguma prova ou como o novo recurso do BBB em que um telespectador liga e tem que dizer num sorteio qual participante votou o outro para o paredão, deixando a pessoa que votou em mas lençóis e o votado sempre revoltado, como se sair disso? Sendo Assertivo
Com essas situações lançadas os assertivos conseguem ir longe e talvez ate ganhar uma bolada e ficar famoso por ter ido ate o final. No nosso dia a dia existem situações que temos que ser assertivos e você será que é assertivo? Fica a interrogação para vocês.



Fonte: Trechos retirado do livro Manual de Técnicas de Terapia e Modificação do Comportamento
Autor: Vicent E. Caballo

Postado por Ítalo Sobrinho

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post!

    Gostaria de informar que existe a Faculdade IMED http://www.imed.edu.br em Passo Fundo-RS, a qual tem curso de Psicologia.

    um abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!