Manual de Técnica de Terapia e Modificação do Comportamento - O Comportamento Encoberto - Primeira Parte - 1/2



Introdução

Os procedimentos de condicionamento encoberto ficam definidos ao afirmar que estes fenômenos (imagens, pensamentos...) são regidos pelos mesmos princípios e obedecem às mesmas leis que os observáveis. Também supõe-se que os fenômenos encobertos e os observáveis interagem e se influenciam mutuamente.

De alguma forma, embora a descrição os apresente como fenômenos distintos aos encobertos e aos observáveis, é a teoria menos cartesiana que existe a respeito, já que o que se afirma é que o comportamento inclui todas as reações humanas, sejam ou não observáveis. Esta investigação foi imposta no planejamento de Cautela de forma histórica. Quando este autor apresentou uma série de intervenções, muitas delas baseadas no condicionamento operante, teve que justificar o emprego de termos e procedimentos em um âmbito de conhecimentos muito sólido (o condicionamento operante) e no qual se havia eleito preferencialmente uma das modalidades de resposta: a observável ou motora.

O autor precisou das contribuições de Wolpe (1958), Bandura (1969), Homme (1965) e Stampfl e Levis (1967) para definir e enquadrar suas técnicas, diferenciando-as de outras mais cognitivistas. Segundo Cautela (1977), estas últimas se centram na importância dos fenômenos encobertos, dentro da modificação do comportamento, mas não se ocupam destes fenômenos no marco da uma teoria de aprendizagem.

Se, pelo contrário, nos mantemos dentro de uma visão que continuum entre os comportamentos observáveis e os encobertos, temos presente sua interação, os consideraremos submetidos às mesmas leis, poderemos utilizar os mesmos procedimentos (tendo sempre como variável dependente a mudança observável) e nos encontraríamos no âmbito do condicionamento encoberto.

Postado por Ítalo Sobrinho

Escrito por Vicent E. Caballo

Livro: Manual de Técnica de Terapia e Modificação do Comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!