Comportamento




Muitas vezes temos uma noção superficial, mas se formos pegar para definir comportamento como ele realmente é, teríamos que escrever várias páginas por se tratar de um assunto muito complexo, tentarei explicar de uma maneira muito simples do que se trata.

Comportamento é um processo de interação com o meio aonde o organismo opera, sendo que a forma de interação é selecionada pelo ambiente, assim segundo Skinner

“O comportamento é uma matéria difícil, não porque seja inacessível, mas porque é extremamente complexo. Desde que é um processo e não uma coisa, não pode ser facilmente imobilizado para observação. É mutável, fluído e evanescente, é, por esta razão, faz grandes exigências técnicas da engenhosidade e energia do cientista...” (SKINNER, 2003, p. 16).

Um explorador estava visitando uma tribo indígena e o filho do cacique estava se afogando, então o explorador foi e salvou o filho do cacique, se tornou um grande herói da tribo, como recompensa o cacique ofereceu a sua melhor mulher para o explorador, uma mulher muito gorda e tola, claro que o explorador prometeu a si mesmo nunca mais salvar ninguém.
Nesse caso a recompensa do cacique não foi reforço para o comportamento que faça com que jovem explorador continue sua boa ação como herói. O reforço é aquilo que tende a aumentar a frequência do comportamento, para que ele volte a acontecer outras vezes.
Outro exemplo seria o próprio trabalho, você adoraria ganhar dinheiro, sem fazer nada, quem não gostaria? Mas dinheiro não cai do céu e muitas pessoas precisam trabalhar (comportamento) para conseguir dinheiro (reforço), agora a situação contraria não aconteceria, você trabalharia sem receber dinheiro? Claro que existe trabalho voluntario, mas nesses casos existem outros tipos de reforços envolvidos.
Mas ao entender isso, você acha muito fácil analisar o nosso dia a dia, mas aí é que está à diferença, de um comportamento de trabalhar, que é simples de ser entendido, com um depressivo, onde só um olhar de um profissional pode perceber porque esse comportamento se mantém, qual reforço está envolvido para que ele aconteça, pois as pessoas já pensam em depressão como uma coisa que as pessoas não querem de jeito nenhum e fazem de tudo para não ficarem nesse estado, mas a depressão tem uma função na vida dessas pessoas, e só um especialista (psicólogo) consegue acabar com esse comportamento indesejado.




Referencia: Princípios Elementares do Comportamento
Autores: Donald L. Whaley e Richard W. Malott
Editora: Pedagógica e universitária LTDA.


Postado por Ítalo Sobrinho
Escrito por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!