Indicação de Filme e Livro


video
(Trailer sem legenda)
Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.
Enredo
O personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta). Num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado (uma espécie de "reserva histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito), Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização, Linda, e o filho dela, John. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.
Para a sociedade civilizada, ter um filho era um ato obsceno e impensável, ter uma crença religiosa era um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade. Linda, quando chegada à civilização foi rejeitada pela sociedade.
O livro desenvolve-se a partir do contraponto entre esta hipotética civilização ultra-estruturada (com o fim de obter a felicidade de todos os seus membros, qualquer que seja a sua posição social) e as impressões humanas e sensíveis do "selvagem" John que, visto como algo aberrante, cria um fascínio estranho entre os habitantes do "Admirável Mundo Novo".
Aldous Huxley escreveu, mais tarde, outro livro, chamado Retorno ao Admirável Mundo Novo, sobre o assunto: um ensaio onde demonstrava que muitas das "profecias" do seu romance estavam a ser realizadas graças ao "progresso" científico, no que diz respeito à manipulação da vontade de seres humanos.
Curiosidades

O título do livro é inspirado em uma fala da personagem Miranda, do livro A Tempestade, de William Shakespeare.

O sobrenome de Bernard Marx faz uma referência ao Karl Marx (que foi um dos percursores do socialismo científico. A sociedade retratada no livro tem semelhança com suas análises socio-economicas do capitalismo). De modo semelhante, o primeiro nome de uma outra personagem, Lenina Crowne, é muito semelhante com o de Lenin (o líder dos primeiros anos da Rússia Comunista).

O nome da música e álbum Admirável Chip Novo da cantora brasileira Pitty foi inspirada no título deste livro.

Há também a música Admirável Gado Novo, conhecida pela voz de Zé Ramalho, que cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas na obra de Huxley.

A banda Iron Maiden tem uma música e um álbum chamados "Brave New World" (Admirável Mundo Novo) que inclusive rendeu numa passagem pelo Brasil e que mais tarde virou o DVD Rock In Rio.

A banda estado unidense The Strokes tem uma música chamada "Soma", que faz alusão a pílula "soma" descrita no romance de Huxley.

Há um filme com Silvester Stallone, chamado "O Demolidor" que caracteriza a sociedade criada por Huxley, todos os comportamentos condicionados e as normas sociais e suas proibições.A personagem de Sandra Bullock recebe o nome de Lenina Huxley, clara referência a obra .

No filme Equilibrium é retratada uma sociedade futurista, totalitária e distópica que reprime obras de arte e sentimentos individuais. A sociedade apresentada no filme utiliza uma droga condicionadora que inibe as emoções chamada de ¨Prozium¨.

Este mesmo filme, o personagem interpretado pelo ator Sean Bean lê o livro em certo momento.

Exceto o modelo de organização de sociedade apresentado no livro, tecnicamente é possível realizar muitos dos eventos ali previstos.

O Ocultista Britânico Aleister Crowley contribuiu muito com os seus estudos sobre drogas e sua magia sexual, no tocante ao que possa ser considerado como paleativo para a alienação às contravenções instituídas na sociedade de Huxley. Crowley deixou alguns ensaios, indicados pelo pai de Huxley ao filho, que resumiam o comportamento do ser e sua vontade, e como ocorrem, reagem e se interagem essas influências numa socieade perfeita que outrora ja havia sido representada em literatura desde o renacentista Fraçois Rebelais no sec XV, na sua obra Gargantua e Pantagruel. Na obra de François havia uma abadia Thelème onde as pessoas pederiam ser tudo o que quisessem. Aprimorada por Mr. Crowley em seus conceitos esotéricos a abadia Thelème se estruturou como Cidade das Estrelas e mais tarde como Admiravel Novo Mundo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Postado: Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!