Maslow seria um psicólogo comportamental?


Respondendo a essa pergunta, Maslow não era psicólogo comportamental - ele era da área humanista. Mas, no inicio de suas pesquisas com macacos, ele desenvolveu uma teoria sobre as necessidades do ser humano: ele criou a pirâmide de Maslow e concluiu que na base da pirâmide estariam as necessidades básicas que, em direção ao topo, seguiam-se aquelas necessidades que não tinham tanta força mas que são importantes em um dado momento.



(Pirâmide de Maslow)

1- As necessidades fisiológicas (onde se localizam as necessidades de ar, água, comida e sexo)
2- As necessidades de segurança e estabilidade;
3- Necessidades de amor e pertencimento;
4- As necessidades de estima;
5- A necessidade de auto-realização

Aonde entra a análise do comportamento nesta historia? Podemos falar das necessidades básicas em termos de reforçadores para o comportamento. Por exemplo, poderíamos explicar a base da pirâmide fazendo uma alusão aos reforçadores primários . Como os reforçadores primários são muito importantes para uma grande quantidade de espécies devido ao seu valor de sobrevivência, a privação aumenta muito a probabilidade da resposta que produza estes reforçadores, ao que o Maslow chamou de necessidade básica. Maslow parece ter caracterizado corretamente cada necessidade de acordo com a probabilidade do comportamento diante da privação: é muito mais provável que uma pessoa se comporte diante de privação de reforçadores primários (necessidades básicas) ou de estimulação aversiva (seguraça estabilidade) do que de conquistas profissionais e pessoais socialmente aprovadas (necessidade de auto-realização).

Um exemplo do dia a dia sobre o poder dos reforçadores primários é a história do acidente aéreo ocorrido nos Andes em 1972, onde sobreviveram algumas pessoas que, para continuarem vivas, tiveram que derreter gelo da montanha para conseguir água e comer a carne dos mortos do acidente. É um caso que ilustra o controle por reforço primário (Maslow chamaria de necessidade fisiológica) numa situação de privação extrema. Depois de 59 dias duas pessoas sairam atrás de ajuda e 10 dias depois eles foram salvos por um camponês que passava por ali.
Talvez Maslow nunca tenha sido analista do comportamento, mas sua teoria sobre as necessidades podem ser lidas em termos de uma descriçao de estados de privação de determinados tipos de reforçadores - e talvez haja uma grande relação entre o humanismo e a análise do comportamento.

Postado por Ítalo Sobrinho
Co-autor: Rodrigo Nunes Xavier
Escrito por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!