Encontrando o Pequeno Albert


Na mais recente edição de American Psychologist, comentada em Mind Hacks, o psicólogo Hall Beck revela os resultados de uma exaustiva investigação de sete anos que liderou em busca do paradeiro de Albert. Literalmente como detetives, os psicólogos partiram dos poucos dados conhecidos, começando do local e data em que os experimentos foram realizados, e através deles localizaram o nome da enfermeiraArville Merritte. Tudo indicava que deveria ser a mãe, mas o rastro não levava muito além.

Foi uma busca pelo seu nome de solteira, Arvilla Irons, que permitiu voltar ao caminho. Isso sugeria que seu nome de casada era provavelmente em si mesmo fictício, escondendo o fato de que seu bebê era ilegítimo. Arvilla era uma mãe solteira, e seu bebê não se chamava Albert, e sim Douglas. “Douglas Merritte”. Seria o Pequeno Albert?

Para finalmente confirmar o achado, Beck e sua equipe contaram com a colaboração da família Irons, que enviou fotos do bebê que foram então analisadas por peritos forenses do FBI. Embora as fotografias não fossem muito boas, os resultados, combinados com a coincidência dos diversos outros dados rastreados, sugerem fortemente que o pequeno Albert havia sido finalmente encontrado. Noventa anos depois, finalmente saberíamos qual teria sido o destino de Douglas.

Foi um triste destino. Poucos anos depois dos experimentos, em 1922 Douglas parece ter contraído meningite e desenvolvido hidrocefalia, um acúmulo de fluido no cérebro. Com apenas seis anos de idade, em 1925, o pequeno Douglas faleceu.

Todos os rumores sobre a vida de “Albert” eram falsos. Douglas viveria apenas mais cinco anos, e não se sabe se nesta curtíssima vida deixou de temer ratos, coelhos ou casacos de pele. Mind Hacks cita o final melancólico do artigo da investigação de Beck, que visitou o túmulo do pequeno Douglas:


“Enquanto observava Gary e Helen colocando flores no túmulo, lembrei-me de um sonho que tive acordado onde imaginava mostrar a um ancião surpreso o filme de Watson dele ainda bebê. Minha
pequena fantasia estava entre as dúzias de enganos e mitos inspirados por Douglas.

‘The sunbeam’s smile, the zephyr’s breath,
All that it knew from birth to death.’

Nenhuma das lendas que encontramos durante nossa investigação possuía base factual. Não há evidência de que a mãe do bebê tenha ficado ‘ultrajada’ com o tratamento de seu filho ou que a fobia de Douglas tenha provado ser resistente a extinção. Douglas nunca foi decondicionado, e não foi adotado por uma família ao norte de Baltimore.

Nem ele chegou a ser um senhor de idade. Nossa busca de sete anos foi mais longa que a vida do pequeno garoto. Coloquei flores no túmulo de meu ‘companheiro’ de longa data, voltei-me e simultaneamente senti uma grande paz e uma profunda solidão”.

Postado por Ítalo Sobrinho

Um comentário:

  1. Visitem o Blog http://manifestobehaviorista.blogspot.com.br/

    B. F. Skinner | Download dos Livros, Artigos Científicos, Entrevistas, Capítulos de Livros, Prefácios e Outros...

    Lista de Download:

    1.Ciência e Comportamento Humano

    2.Walden II

    3.Sobre o Behaviorismo

    4.O Comportamento Verbal

    5.O Mito da Liberdade

    6.A Análise Operacional de
    Termos Psicológicos

    7.O Que e Comportamento
    Psicótico

    8.O Papel do Meio Ambiente

    9.Entrevista Revista Veja –
    Ano 74

    10.Vida Interior

    11.Humanismo e Behaviorismo

    12.Seleção Por Consequências

    13.Entrevista Revista Veja – Ano 83

    14.A Evolução do Comportamento

    15.O Que Esta Errado Com a
    Vida Cotidiana No Mundo Ocidental

    16.Uma Alternativa Humanista
    aos 12 Passos do A.A.

    17.Comportamento Governado Por Regras

    18.A Psicologia Pode Ser Uma Ciência da Mente?

    19.O Eu Iniciador

    20.O Lado Operante da Terapia Comportamental

    21.O Lugar do Sentimento na Análise do Comportamento

    22.Um Breve Exame do Comportamento Operante

    Baixe e Aproveite!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!