Uma caminhada em minha vida


A muito tempo gostaria de começar a fazer caminhada, mas nunca fazia, sempre dizia que ia começar e nunca começava, então tentei achar reforçadores para começar a minha caminhada e que ela não fosse extinta com o tempo. O que fiz foi o seguinte.

Tirar uma hora do dia pra caminhar não estava funcionando, primeiro porque meus horários não estão sendo fixo ao ponto de criar uma rotina, e mesmo que eu tivesse esse horário tirar uma hora do dia apenas pra isso não fazia com que eu me estimulasse. Então resolvi fazer caminhada logo após as aulas, e os reforçadores foram:

1 - Quanto mais eu caminho depois da aula, mais paradas eu ando e tenho possibilidade de pegar ônibus mais vazio e ir sentado (Reforçador a curto prazo).

2 - Mantenho de inicio um percurso pequeno para que isso não se torne cansativo, e para ir acostumando ao ponto da própria caminhada ser um reforçador natural, , no caso estou caminhando 4 paradas (Evitar extinção do comportamento).

3 - Indo sentado dentro do ônibus posso ir lendo livros da faculdade (Reforçador a curto prazo).

4 - Lendo os livros, posso consequentemente melhorar meu desempenho na faculdade (Reforçador a longo prazo, comportamento encadeado, em reforço ultimo).

5 - Tenho uma saúde melhor (Reforçador a curto, medio e longo prazo).

6 - Evito o sol forte da manhã, já que eu estudo a noite (Reforçamento negativo, evitar sol).

7 - Como estou cronometrando o tempo que estou fazendo de caminhada (30 minutos) quando a própria caminhada se tornar reforçador, posso generalizar esse comportamento a outros lugares mantendo o mesmo ritmo de caminhada que estou tendo depois das aulas (generalização de comportamento)

Mas existem algumas coisas que punem meu comportamento

1 - Algumas vezes esta muito frio.

2 - As roupas não estão adequadas para uma caminhada, já que acabei de sair da faculdade.

3 - Minha mochila as vezes está muito pesada por causa do material.

4 - Levo notbook as vezes deixando a mochila mais pesada ainda e tendo um risco de ser roubado.

5 - As vezes perco muitos ônibus vazios durante o trajeto.

6 - Imprevistos pra sair pra outro lugar (Geralmente com os amigos)

Os reforçadores estão agindo de forma que mesmo com as punições presentes elas não conseguem colocar meu comportamento em extinção "custo de resposta".

Postado por: Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!