Reflexos





Você já foi ao hospital um dia, e o médico pegou um martelinho e bateu no seu joelho, e você chutou o ar. Tenho certeza que sim, se não fez, faça, tenho certeza que você vai chutar o ar. E já parou pra pensar porque fazemos isso?
Isso se da o nome de reflexos, e são muito importantes para a nossa sobrevivência. Darwin falou sobre seleção natural, que quer dizer que algumas características são selecionadas por causa do nosso ambiente, existe uma variação e com relação ao ambiente algumas são selecionadas, mas vamos falar disso com exemplos para simplificar.
Há muitos anos atrás existiam vários tipos de girafas algumas com pescoço mais longo e outras com pescoço mais curto, por causa do ambiente que foi se transformando aonde viviam as Girafas, novos tipos de vegetação foram aparecendo, sendo elas mais altas e mais frequentes. As girafas com pescoço mais longo eram capazes de conseguir atingir lugares mais altos, assim eram resistentes a doenças, mais ágeis para se livrar de predadores, assim sendo mais fáceis de deixar descendentes. Com o passar do tempo foram mais freqüentes as girafas de pescoço mais longos e assim foram extintas as girafas de pescoço mais curto e sobrando as de pescoço mais longo.
E os reflexos seguem essa ideia, os reflexos foram feitos para a nossa sobrevivência e foram selecionados como melhor adaptação ao nosso ambiente. Provavelmente teve uma época em nossa vida que tinha pessoas que não suavam ou não tremiam, e os que suavam e tremiam foram às pessoas que sobreviveram, pois o tremor é uma resposta para manutenção de temperatura, os que não tremiam morriam de frio em tempos muito frios, e os que não suavam morriam de calor.
O reflexo patelar, também foi importante para a nossa sobrevivência e por isso ele esta presente, e esta em funcionamento do nervo sensitivo sobre sua conexão de medula espinhal. Mas deixemos isso de lado, pois é uma parte muito técnica, mas o importante é saber que ela tem haver com a sobrevivência de nossa espécie e provavelmente daqui uns 10 mil anos, não seremos os mesmo de hoje, continuamos selecionando de acordo com o nosso ambiente.


Postado por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!