Por que lembramos das músicas que criticamos?








As formas de fazer sucesso com a música hoje em dia são maiores do que há dez, vinte anos atrás. A sonoridade melhorou, passamos do LP, para o K7 chegamos aos CDs e agora estamos nos MP3, se pegarmos uma musica gravada em LP e compararmos com as do MP3, a diferença é enorme, sem ruídos, sem chiados, a musica é limpa e não tem voz abafada.
Sem contar que antigamente para se fazer algo para ser comercializado precisávamos de um empresário e uma gravadora, o que ainda é essencial nos dias de hoje, mas temos outros recursos como a internet que é o meio mais fácil de chegar a grandes massas, como programas de edição e gravação de musica, com sites que podemos deixar nossas musicas e vídeos para download hoje em dia é muito mais fácil. Mas por essa maior facilidade como era de se esperar um número maior de artistas com baixa qualidade estão à disposição para nos perturbar com a suas músicas.

Tem gente que fica cantando e você mesmo deve ter aquela música que sabe que é ruim, mas mesmo assim você está lá ouvindo, e você já se perguntou algum dia porque você aprende e canta essa musica que tanto critica?

Podemos explicar isso como emparelhamento de uma situação que foi agradável naquele momento que estava escutando aquela musica, (Isso vale para, letra, ritmo, estilo musical). Podemos dar o exemplo de um dia em que você estava naquela festinha sem graça, quase indo embora, mas encontra aquela mulher que te deixa louco, conversa um pouco com ela, e no momento daquele beijo gostoso, estava passando aquela musica não tão boa, mas que se tornou especial por causa da experiência que se estava passando no momento. Em outros momentos quando estiver escutando aquela determinada música o organismo vai reagir de uma forma semelhante a quando você estava beijando.

Em termos mais técnicos, a música que era um estímulo neutro foi associado a um estímulo incondicionado “prazer de um beijo” e acabou se tornando um estímulo condicionado.
As formas de emparelhar algo com musica são milhares, podemos citar o beijo já dito antes, uma conversa com alguém que você não encontrava há 10 anos, o próprio prazer de uma dança, entre outros. Não é a qualidade da música que importa, sendo uma música de boa ou má qualidade, sua permanência em nossas memórias depende da situação e do momento em que ela está presente em nosso cotidiano.

Postado por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!