Skinner Box, ou o que as pessoas são capazes de fazer por um pacote de salgadinho

Por Marcela Ortolan
Aproximadamente 80 anos atrás, Skinner construiu um aparelho que permitiu estudar o comportamento em sua menor unidade. Esse aparelho ficou conhecido como Skinner Box. Dos estudos que realizou fazendo uso desta caixa ele postulou princípios sobre o comportamento a partir dos quais construiu uma teoria explicativa do comportamento humano e animal conhecida como Behaviorismo Radical.

Na caixa, Skinner e outros estudiosos da teoria que se seguiram, colocaram ratos e pombos para ver como eles se comportavam em certas condições. Os resultados eram fantásticos: após serem treinados para bicar uma plaqueta e estas bicadas serem contingenciadas com bolotas de comida, alguns pombos chegavam a bicar 5 mil vezes ao final do que recebiam a sua pequena bolota.

Ainda hoje, muitos duvidam que uma teoria que tenha sido construída a partir da observação do comportamento animal em situação de laboratório possa explicar o comportamento humano complexo. Crítica esta que os Behavioristas Radicais vem rebatendo ao longo das últimas décadas lidando com comportamentos cada vez mais complexos sem que tenha sido necessário modificar os princípios básicos da teoria.

Mas um publicitário resolveu, talvez sem saber, fazer uma Skinner Box gigante para humanos. Será que quando colocados para em uma situação similar a de laboratório humanos se comportariam de forma similar, seguindo os mesmos princípios?

Confira o resultado:

Postado por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!